- Área: 220 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Peter Bennetts
-
Fabricantes: Attila’s Natural Stone, Austral Bricks, AutoDesk, Cheminees Philippe, Immergas, Knauf, Lysaght, Mitsubishi Electric, Tongue n Groove, Trimble, Vic Mix
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no subúrbio de Melbourne, esta residência faz parte de um projeto de alterações e acréscimos em uma casa de campo vitoriana.
A fachada da rua e as salas da frente existentes foram mantidas por uma sobreposição do patrimônio determinada pelo conselho local, e uma extensão moderna foi construída nos limites posteriores com um primeiro pavimento contendo o dormitório principal e banheiro.
A nova adição posterior foi projetada em resposta ao ambiente do terreno e às propriedades adjacentes. A nova estrutura de dois pavimentos foi construída adjacente à estrutura existente no extremo norte do terreno. A forma do nível superior é reduzida em profundidade e altura à medida que se estende para trás, para minimizar o impacto nas propriedades vizinhas.
Um grande pátio central privado e aberto foi integrado ao projeto para trazer luz natural e ventilação ao centro da casa. Os vários espaços de convivência foram, então, orientados em torno deste pátio para aproveitar ao máximo seus benefícios de luz natural e ventilação. As portas deslizantes envidraçadas de altura total desempenham um papel importante no controle da ventilação de fluxo cruzado.
A iluminação para este projeto foi considerada de forma especial. O cliente, diretor da respeitável empresa de design de iluminação The Flaming Beacon, trabalhou meticulosamente na seleção e design do sistema de iluminação e acessórios. Uma das principais características do projeto é uma tela de policarbonato personalizada que se destaca no nível superior da fachada. É uma forma dinâmica, funcional e decorativa. Essa tela ofereceu a oportunidade de não apenas modular o caráter da luz natural ao longo do ano e criar um jogo de sombras e texturas em constante mudança, mas também tornou-se a principal superfície iluminada à noite para os espaços internos. A tela também desempenha um papel importante no controle da quantidade de luz solar direta permitida no interior do nível superior e na limitação das linhas de visão às propriedades vizinhas adjacentes.
O módulo de tela é melhor descrito como dois discos convexos translúcidos consecutivos. Para garantir uma iluminação uniforme na face frontal do disco, estes foram moldados por rotação e feitos de polietileno (PE) estabilizado por ultravioleta (UV). No total, são 907 discos montados em 67 tubos rotativos de aço inoxidável. Cada disco contém um único LED âmbar (comprimento de onda determinado para ajudar na supressão da melatonina - já que o ambiente adjacente é o dormitório principal), funcionando com corrente extremamente baixa. Em qualquer cena de iluminação, a tela consome menos de 60 watts.
A paleta de materiais é simples. O uso de carvalho americano traz um forte brilho quente para a casa. A escolha de um tijolo envidraçado branco, fino e elegante baseado na materialidade da casa original, adiciona um elemento marcante ao projeto. Ladrilhos de travertino não preenchidos, localizados em todas as áreas úmidas, são assentados confortavelmente contra o piso personalizado nas áreas de estar do térreo. O projeto é atual e atemporal ao mesmo tempo.